quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Brinquedos Reciclados.


Você já parou para pensar o quanto de lixo produzimos diariamente? Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só no Brasil são 228.413 toneladas por dia!

Mas o mais interessante é que muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazer  brinquedos.
É verdade, fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados é divertido, estimula a criatividade, além de ser ecologicamente correto, pois estamos evitando a poluição do meio ambiente.


Meio ambiente e reciclagem

Reciclar é um termo muito usado entre as pessoas que se preocupam com o meio ambiente. Na verdade, quando se trata de preservação ambiental fala-se muito dos três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para poluir menos e poupar o meio ambiente. O primeiro “r” significa REDUZIR, ou seja, economizar de todas as maneiras possíveis, como por exemplo, comprar objetos com materiais que possam ser reciclados e que durem mais tempo, comprar o essencial para suprir suas necessidades, etc. O segundo “r” significa REUTILIZAR, o que quer dizer que muitas coisas podem ser aproveitadas várias vezes, como por exemplo, vidros que contém alimentos, plásticos utilizados para congelar, entre outros. Finalmente o terceiro “r” significa RECICLAR, que é o mesmo que transformar um material para ser utilizado com outra finalidade, diferente da original.

Reciclagem, brinquedos e aprendizado

Todo mundo sabe que é muito legal jogar videogame, jogar jogos no computador ou assistir televisão, não é mesmo? Mas, qualquer um deles já lhe oferece a brincadeira pronta. Você não precisa fazer mais nada além de saber apertar botões ou usar o controle remoto. Isso significa que você praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e isso não é muito bom, não é verdade?
Então pense em dividir seu tempo de lazer para fazer também outras coisas divertidas, como por exemplo, criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras e desenvolver sua criatividade. Fazendo isso você estará aprendendo muitas coisas mesmo que não perceba.
Coisas que você nem imagina podem virar brinquedos! Caixas de sapato podem virar carrinho… Garrafas de 500 ml de refrigerantes podem virar um belo jogo de boliche, latas de molho de tomate pode virar um telefone… Nossa! Quanta coisa!

Curiosidades

Brinquedos ecologicamente corretos… É isso que o Technological Institute for Toys (apesar do nome em inglês a empresa é espanhola), está tentando produzir e por enquanto com sucesso. Os brinquedos são produzidos com componentes que degradam com facilidade se forem descartados e entrarem contato com micro-organismos.


By: Suéllen Monteiro
http://thasureflarecreacao.wordpress.com/2011/08/18/brinquedos-reciclados/
http://thasureflarecreacao.wordpress.com/



Brinquedos com materiais recicláveis

VAI E VEM


 
BILBOQUÊ


BOLICHE


JOGO DAS ARGOLAS


JOGO DA VELHA


JOGO DA MEMÓRIA


TRENZINHO

Um comentário:

  1. Me chamo Juliana Guerra e trabalho na empresa J. PIAGET - SISTEMA DE ENSINO MULTIMÍDIA, estamos desenvolvendo um projeto pedagógico de elaboração de material didático para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
    Venho, através deste e-mail, pedir autorização para utilizar a imagem dos brinquedos feitos em garrafa pet .
    Ficamos no aguardo de uma resposta e, desde já, agradecemos a sua atenção.
    Cordialmente,
    Departamento de Pesquisa e Produção Editorial
    J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia

    ResponderExcluir