quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Educação Física na Educação Infantil

A Educação Infantil é um período precioso do processo de evolução do ser humano. Nessa fase, é importante valorizar as vivências e o mundo das crianças, por meio de atividades próprias da cultura infantil (atividade lúdicas e imaginativas) e conteúdos pedagógicos facilitadores (jogos, brincadeiras, brinquedos, entre outros), que garantam o interesse e a motivação das crianças.
Na primeira infância, a criança apresenta, como principal característica, a intensidade de suas atividades motoras, seu mundo lúdico, simbólico e fantasioso. Movimentando-se, ela aprende que o corpo não precisa estar estático para que o lado cognitivo trabalhe. Corpo e mente devem ser entendidos como componentes que se integram em um só organismo.
Assim, a Educação Física, que utiliza os movimentos corporais, torna-se um meio para se alcançar uma educação integral (trabalha com a ética, o social e o intelectual da educação) e global (vinculada ações cognitivas, afetivas e motoras).
Na Educação Infantil, a Educação Física, de forma lúdica, trabalha com os aspectos cognitivo e afetivo, conectados com o movimento por meio dos jogos, brincadeiras e atividades rítmicas, revelando a cultura corporal de cada grupo social e constituindo-se em atividades privilegiadas, nas quais o movimento é aprendido e ganha significados.



O MOVIMENTO

O movimento humano é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem, atuarem sobre o meio físico e o ambiente humano, mobilizando por meio de seu teor expressivo. Ao se movimentar, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos.
As atividades motoras e a ação corporal são formas de a criança se comunicar com o mundo que precedem a linguagem escrita. O processo de simbolização do corpo, em seu formato e movimento, é o primeiro instrumento de pensamento da criança no seu diálogo com o mundo, processo no qual a Educação Física, compreendida em seu sentindo mais profundo, tem papel fundamental. A valorização de atividades que incluam o movimento facilita a criação ativa do elo entre o mundo infantil e o processo de aprendizagem.


O MUNDO DA IMAGINAÇÃO

O que há de mais específico na Educação Infantil é o mundo da imaginação. Nele, a criança é capaz de transformar um simples pedaço de papel em um avião, um colchão em uma casa, um pedaço de bastão em um cavalo, vários objetos que parecem não ter utilidade passam a ter um papel importantíssimo de atividades prazerosas.
No faz de conta, a criança altera o significado dos objetos, acontecimentos e ações para expressar seus sonhos e fantasia e assumir papéis ativos no contexto social.
Para a criança, o mundo da fantasia faz parte de sua realidade. Pela imaginação, ela aprende a lidar com novas sensações, a compreender sentimentos e a descobrir o seu papel na vida real.



SÍMBOLO

O mundo da criança é feito de símbolos, em que os significados são utilizados para compreender e controlar a si mesmo e  seus ambientes.
O símbolo é a representação de um objeto ou ação que está ausente. Na brincadeira simbólica, a criança interessa-se pela realidade e a representa de forma prazerosa. Os conteúdos representados são objetos da vida das crianças que estão carregados de sentimentos.

A CRIANÇA E O JOGO SIMBÓLICO

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário e, apesar de nele predominar a fantasia, a atividade de movimento exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação, ela pode modificar sua vontade, mas, quando expressa corporalmente as atividades, precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita sua capacidade de representar simbolicamente suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra; seus sentimentos, já que conversa, abraça e discute diferentes pontos de vista, e seus pensamentos, com a proposição e a solução de problemas.
Por isso, a Educação Física Infantil deve tratar dos conteúdos específicos propostos nos jogos tradicionais, jogos de construção, jogos motores, jogos rítmicos, jogos de percepção e jogos de faz de conta, utilizando-se do simbólico pra assumir significância no contexto da cultura infantil.
 



DESENVOLVIMENTO AFETIVO
Aprendizagem de valores e atitude gerais, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo.




DESENVOLVIMENTO MOTOR

HABILIDADES MOTORAS

As habilidades motoras correspondem a um grau de competência e resultam do ajustamento do corpo humano às solicitações de atividades naturais, perceptivas e físicas. São desenvolvidas, na maioria das vezes, a partir de atividades apropriadas ao desenvolvimento da criança e sistematizadas do mais fácil para o mais difícil.
COORDENAÇÃO - Elemento central nas habilidades motoras básicas, a coordenação motoras pode ser definidos como ativação de várias partes do corpo para produção de movimentos que apresentam relação entre si, executados em determinada ordem, amplitude e velocidade.

LOCOMOÇÃO - Habilidade que permitem ao corpo deslocar-se na direção horizontal ou vertical, de um ponto para outro no espaço, ou seja, a exploração do ambiente. Incluem atividades como andar, correr, saltar, escalar e suas variações, além de todos os movimentos que deslocam o corpo no espaço.

MANIPULAÇÃO – Habilidades motoras que envolve o relacionamento entre o indivíduo  e os objetos à sua volta. Estão incluídas nesse grupo atividades como receber, pegar, arremessar, rebater, chutar, além das que priorizam a construção de objetos e brinquedos

EQUILÍBRIO – Padrões de equilíbrio possibilitam às crianças, manter a postura do corpo no espaço e estão relacionados às forças que a gravidade exerce sobre o corpo.
                               




CAPACIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS

       Além da aprendizagem de habilidades motoras, outro objetivo das atividades promovidas nas aulas de Educação Física é desenvolver capacidade perceptivo-motoras – lateralidade, orientação tempo, espaço, percepção auditava, tátil e visual.

LATERALIDADE – É a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante perceber a diferença entre direita e esquerda, assim como é necessário desenvolver a noção de distância entre elementos posicionados tanto do lado direito como do lado esquerdo.

ORIENTAÇÃO TEMPO-ESPAÇO – Trata-se da tomada de consciência do corpo em um ambiente e na relação dos movimentos com o tempo.


CAPACIDADES FÍSICAS E MOTORAS

FORÇA – Qualidade de resistência à ação de uma carga sobre determinados grupos musculares. Também pode ser considerada a capacidades do músculo de vencer uma resistência.

FLEXIBILIDADE – Grau de amplitude do movimento de uma articulação que depende de extensão de um músculo ou capacidades de executar com maior facilidade e mobilidade movimento e ações passivas e ativas que exigem, principalmente, os grupos dos limites de cada aluno. A flexibilidade poder ser melhorada com exercício de alongamento muscular.






DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 

Comunicam-se, criam estratégias para atingir os objetivos, superam possíveis limitações, conseguem perceber aplicações cotidianas das atividades; percebem e articulam, no pensamento, noções de espessura, volume, tamanho, textura, tempo, espaço, velocidade.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Tonietto MR. Educação física: Educação Infantil. Curitiba: Positivo; 2008.